Luta contra a Obesidade

Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes -Olhão #Área de Projecto - 2009/2010


A Medicina e a Nutrição dispõem de "armas" eficazes para ajudar as pessoas com excesso de peso. Não oferecem ainda uma fórmula mágica contra a Obesidade, mas conseguem combatê-la de uma forma equilibrada, partindo da análise de factores como o estilo de vida da pessoa, o tipo de alimentação, o seu estado de saúde e de ânimo...


A Rubrica desta semana visa a desvendar mitos relacionados com a alimentação, que na verdade acabam por alterar a realidade dos alimentos e, pior, diminuem a sua capacidade de fazer dieta.


1- A banana engorda imenso.

Falso! É uma fruta proibida em muitas dietass por se considerar "pesada", devido à sua grande quantidade de hidratos de carbono (aproximadamente 23g). Mas não tem por que engordar, se a ingerir em quantidades adequadas.

Na realidade, de acordo com a Tabela da Composição de Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, a banana é rica em potássio e fornece muita água (72g), pelo que ajuda a eliminar líquidos, e "só" tem 95 calorias por 100g (o peso aproximado de uma banana média).

Para além disso, tem um elevado poder saciante, proporcionado pela fibra (3g). Aproveite-o para "matar a fome" ao lanche ou a meio da manhã. Deverá, contudo, evitar a sua digestão depois de uma refeição rica em gorduras.


2- Não comer gorduras emagrece.


Falso! Não deve eliminar nenhum alimento da sua dieta. O corpo necessita de uma porção diária de gorduras (25-30% do valor calórico total diário), indispensável para assimilar as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K). Para além disso, quando as gorduras são insuficientes, o cérebro segrega uma hormona (galanina) que aumenta a vontade de comer. Motivos mais do que suficientes para não se concentrar naquilo que come, mas sim na quantidade que come. Ou seja, pode e deve comer gorduras, mas sem excessos (não se esqueça que 1g de gordura tem cerca de 9 kcal).

Por outro lado, está desmonstrado que a dieta mediterrânica, que inclui azeite e ácidos gordos ómega - 3 e 6, está associada a um menor risco de Obesidade. Mais uma "prova" que se pode comer (determinadas) gorduras, desde que o faça com moderação.

É importante, contudo, ressalvar que há gorduras que não são bem-vindas à nossa mesa: os médicos recomendam reduzir ao máximo de uma dieta adelgaçante - e de qualquer regime alimentar, por motivos de saúde - gorduras animais (saturadas), pois fazem subir o mau Colesterol e, por conseguinte, o risco de padecer de doença cardiovascular. Falamos, por exemplo, de toucinho, mateiga... enfim, basicamente todas as gorduras de origem animal, salvo os ómegas - 3 e 6 dos peixes gordos, que deve ingerir uma a duas vezes por semana.








Adaptado de revista Prevenir,

de Junho de 2008.

0 comentários:

Enviar um comentário