Luta contra a Obesidade

Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes -Olhão #Área de Projecto - 2009/2010


«Se quer emagrecer não pode comer gorduras, beber água às refeições...» Já ouvimos e repetimos estas ideias tantas vezes que estamos convencidos de que são verdadeiras. Contudo, não passam de mitos, que deve afastar da sua rotina alimentar, de uma vez por todas.




A nova rubrica do nosso blog denomina-se por «Mito ou Verdade?» e visa a esclarecer os mitos dos cuidados a ter com a alimentação.


A rubrica será actualizada todas as quartas-feiras, sendo colocados 2 mitos de cada vez.


1 - A água às refeições engorda?


Falso! A água não engorda porque não contém quaisquer calorias (falamos de água lisa, claro, pois existem águas com sabores que têm calorias). Contudo, embora não engorde, não é conselhável beber muita água durante as refeições pois a água pode, por vezes, obrigar o estômago e o figado produzir grande quantidade de ácidos de modo a conseguirem degradar todos os alimentos podendo provocar sintomas como azia até patologias como úlceras.


Em contrapartida de beber água antes das refeições, sacia a fome e evita "devorar" outros alimentos calóricos. Isso não significa, porém, que deva beber litros de água antes de comer, porque quando bebemos uma grande quantidade de água, dá-se o alargamento do estômago, que envia ao cérebro uma mensagem, alertando que o estômago ainda não está preenchido convenientemente, aumentando a necessidade de ingestão de maiores quantidades de alimentos



2- Os sumos naturais são frequentemente mencionados como sendo uma bebida saudável e que «não engorda».


Falso! Um Sumo natural tem mais calorias que a fruta e perde bastante ao nível da ingestão de fibra.

Adaptado de revista Prevenir,

de Junho e Agosto de 2008

0 comentários:

Enviar um comentário