Luta contra a Obesidade

Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes -Olhão #Área de Projecto - 2009/2010




A Obesidade pode ser definida como o desequilíbrio entre a ingestão e o gasto de energia, em que o excesso de gordura corporal acumulada pode atingir graus capazes de afectar a saúde. Este problema pode ser causado por um conjunto de factores de ordem genética, metabólica, ambiental e comportamental.




A Obesidade trata-se de uma doença crónica com enorme predomínio nos países desenvolvidos, atinge homens e mulheres de todas as etnias e de todas as idades, constituí um factor de risco para o desenvolvimento e agravamento de outras doenças, como a diabetes tipo II, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, osteoartrite, colecistopatias, alguns tipos de cancro, entre outras.


São também significativas as consequências que podem surgir ao nível da saúde mental, pois a Obesidade pode comprometer o bem-estar psicológico, causando perturbações na auto-estima, na satisfação com a sua imagem corporal e o bem-estar social, ao originar situações de preconceito ou discriminação.




Deste modo a Obesidade é, sem dúvida, um problema de Saúde Pública, tendo sido considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a Epidemia do século XXI.




Existem vários métodos para a classificação da Obesidade:


-Índice de massa corporal (IMC);

-Perímetro da cintura;

-Medição da gordura corporal.






0 comentários:

Enviar um comentário