Luta contra a Obesidade

Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes -Olhão #Área de Projecto - 2009/2010





Houve 26 empresas a assinar o acordo que proíbe o marketing directo para menores de 12 anos.

"Intervalo do filme. Começam os anúncios. Entre detergentes e máquinas de babear surge uma criança a comer um chocolate. O primeiro impulso do jovem espectador passa por comprar.

A responsabilidade social da publicidade foi o mote para a assinatura do acordo Pledge Portugal pelas principais empresas de alimentação e bebidas, que vem alterar a publicidade dirigida aos jovens "Este documento revela a maturidade da indústria portuguesa e da sua ligação ao consumidor" esclareceu Jorge Henrique, presidente da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares.
Promover hábitos saudáveis no público infantil e combater a Obesidade são os dois pontos fulcrais da medida.
Para algumas marcas que constam na lista das empresas, a auto-regulação não é nova. Tiago Silva, da Coca-Cola Portugal, disse ao Jornal i que já há muitos anos que a marca tem a sua própria auto-regulação e não faz marketing dirigido a menores de 12 anos: "A auto-regulação é uma optima medida para evitar a legislação do governo." "Um comportamento responsável significa que damos mais poder e liberdade aos pais para decidirem o que é bom ou não para os filhos", Salientou ao Jornal i, Malte Dammann, director da Mars em Portugal.

As 26 empresas do sector que assinaram o acordo, incluindo marcas como a Nestlé, a Kelloggs, a Iglo, a Matutano, a Sumol ou a Compal, comprometem-se a não passar mensagens publicitárias para menores de 12 anos e a não promover iniciativas comerciais em escolas do primeiro ciclo. Jorge Henrique explicou que estas medidas constituem "um apoio da indústria às políticas europeias e nacionais de luta contra a Obesidade." ."





Adaptado de Marta Cerqueira

in Jornal i,6 Novembro de 2009

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