Luta contra a Obesidade

Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes -Olhão #Área de Projecto - 2009/2010


Após um período de pausa, a Rúbrica "Mito ou Verdade?" regressou...





A rúbrica desta semana, visa desvendar dois mitos cujo a temática central é a bebida.

1- O vinho tinto é melhor que o branco.
Falso! Bebidos com moderação (um copo ao almoço e outro ao jantar) são igualmente benéficos e ambos reduzem o risco cardiovascular. Segundo um estudo da Universidade de Barcelona realizado em 2007, aumentam o colesterol bom e reduzem o risco de ataque cardíaco. Por outro lado, existem estudos científicos que evidenciam que tanto o tinto como o branco são bebidas alcoólicas que, ingeridas de forma controlada, não influenciam o ganho de peso.
É o caso de uma investigação da Universidade de Colorado (EUA), de acordo com a qual reduzir o consumo de álcool para não engordar não tem fundamento científico. O responsável pelo estudo explicou que «está assumido que o consumo de álcool aumenta o risco de ganhar peso, pois tem uma densidade energética alta, semelhante à das gorduras. Mas, segundo o nosso estudo e outros similares, bebido com moderação não implica um aumento de peso corporal».

2- Beber batidos e sumos de fruta emagrece.
Falso! Os sumos de fruta e batidos são, muitas vezes apenas água e o açúcar da fruta, desperdiçando a maior parte do que realmente nos faz falta: fibra, vitaminas e minerais. Já para não falar do facto de o açúcar da fruta - frutose - ser de absorção rápida, o que sacia a fome apenas durante um curto espaço de tempo, levando à necessidade de voltar a comer passado pouco tempo.
«Prefira alimentos que apresentem algum volume» recomenda Magda Roma. «O volume vai levar, não só, ao preenchimento gástrico, como, muitas vezes, estes alimentos têm uma digestão mais lenta, promovendo também a saciedade metabólica», explica a nutricionista. Falamos, por exemplo de alimentos ricos em fibra, como os legumes e frutos.


Adaptado de Revista Prevenir
de Junho de 2008

0 comentários:

Enviar um comentário