Luta contra a Obesidade

Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes -Olhão #Área de Projecto - 2009/2010



Devido ao seu aumento, a Obesidade é considerada por muitos a Epidemia do século XXI!




Um dos principais problemas é que, apesar de a sociedade ter conhecimento que se deve adoptar uma alimentação saudável, não sabe qual o verdadeiro significado de um regime alimentar saudável, considerando, na maioria dos casos que "saudável" consiste na ausência de gosdura.
Como já mencionado na "Rubrica Mito ou Verdade?" a ausência de gorduras não leva ao excesso de peso, uma vez que existem gorduras benéficas ao nosso organismo.




No entanto, várias são as informações, que nos surgem diariamente, acerca de como estabelecer uma alimentação saudável mas que, infelizmente, passam ao lado da maioria das pessoas.

É seu exemplo uns panfletos que a cadeia de supermercados Modelo elaborou.





O tema destes panfletos insere-se, principalmente, na importância de comer frutas e legumes todos os dias.


Neles podemos encontrar, entre outras coisas, a seguinte informação:


* Ingerir cinco porções de fruta ou legumes diariamente, sejam eles frescos ou congelados, ajudará o seu organismo a proteger-se contra as doenças cardiovasculares e o cancro, para além de renovar as suas energias e poder contribuir para o combate à Obesidade.

5 porções, 5 cores?

Nenhuma fruta ou legume tem isoladamente todos os nutrientes que o seu organismo precisa, pelo que é imperativo variar. Uma boa estratégia para variar consiste em escolher frutas e legumes de cores diferentes, pois a cada cor corresponde um perfil nutricional diferente.

» (Vermelho) - Cereja, Morangos, Pimentos vermelhos, Goiaba, Figo, Feijão vermelho, Rabanetes - Estes hostofrutícolas são ricos em fitoquímicos, como por exemplo o licopeno. Esta substância pode contribuir para a prevenção do cancro da próstata. Também contêm antocianinas cuja acção antioxidande pode contribuir para manter o coração saudável.

» (Laranja) - Cenouras, Tangerinas, Mangas, Milho, Abacate, Abacaxi, Batata doce - São ricos em carotenóides, como o beta-caroteno, que é um pigmento fundamental para a saúde dos olhos. O consumo de alimentos ricos em carotenóides poderá diminuir o risco de ocorrência de vários cancros e de doença cardiovascular, bem como poderá contribuir para reforçar as defesas naturais do organismo. Os frutos cítricos são uma excelente fonte de Vitamina C e ácido fólico.



» (Roxo) - Uvas pretas, Amoras, Beringelas, Ameixas secas, Mirtilo, Couve roxa - A sua cor natural relaciona-se com um tipo de pigmentos denominados antocianinas. Os mirtilos, uvas e passas, são exemplos de frutos que os contêm e cuja acção antioxidante é potencialmente protectora das doenças cardiovasculares e do cancro. Estudos recentes também têm evidenciado um efeito protector destes alimentos ao nível do funcionamento da memória.

» (Verde) - Brócolos, Kiwis, Maçãs verdes, Couve portuguesa, Alface, Louro, Salsa, Feijão verde - A sua cor provém de um pigmento específico, a clorofila. Estes hortofrutícolas são ricos em diversos fitoquímicos, como por exemplo a luteína que está associada à saúde dos nossos olhos. Também contêm indóis e outras substâncias nutritivas que em conjunto poderão proteger-nos de diversos tipos de cancro. Os brócolos e os espinafres são exemplos de excelentes fontes de ácido fólico. Esta vitamina é essencial na prevenção de defeitos congénitos (problemas físicos ou mentais presentes aquando do nascimento) e para manter o coração saudável.



» (Branco) - Banana, Alho, Peras, Nabos, Cogumelos, Couve-flor, Cebola, Gengibre - Para além de conterem antocianinas, alguns destes vegetais contêm um outro fitoquímico, a alicina, que poderá contribuir para o controlo do colesterol, da tensão arterial e para a prevenção do cancro do estômago. Certos alimentos deste grupo de hortofrutícolas, como por exemplo as bananas, também são uma excelente fonte de potássio.

0 comentários:

Enviar um comentário