Luta contra a Obesidade

Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes -Olhão #Área de Projecto - 2009/2010







Pão: Uma excelente fonte de energia







Rico em nutrientes fundamentais para a nossa saúde, o pão é uma excelente fonte de energia, sendo rico em minerais (sódio e potássio), em vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), em fibras e em hidratos de carbono (amido) de absorção lenta.


Nutricionalmente o pão pertence ao grupo dos cereais e, como tal, deve ser consumido regularmente, contribuindo para reduzir a ingestão de açucares simples, para regularizar o trânsito intestinal e para fornecer uma sensação prolongada de saciedade. Apesar de muitas vezes associado ao aumento de peso, a verdade é que pode engordar é a forma como este é consumido, ou seja, em grandes quantidades e acompanhado por manteiga, doces ou queijos gordos.

"O pão é um alimento de extrema importância, principalmente quando consumido entre as refeições e com o acompanhamento certo, sendo que por acompanhamento certo se entende um creme vegetal para barrar, um queijo com baixo teor de gordura, um fiambre magro ou um doce pouco açucarado". adianta a nutricionista Helen Cid.


Com uma validade superior à do pão tradicional, o pão de forma é cada vez mais uma opção apetecível para os consumidores.


"Apesar de o pão tradicional ser mais súdável no ponto de vista nutricional, quando comparado com o pão de forma, porque tem menos teor de gordura e açúcar, o pão de forma é um bom substituto do pão tradicional, porque o que é verdadeiramente importante é reabilitar o consumo de pão, seja ele qual for", salienta Helen Cid.


Nutricionalmente mais rico do que o pão branco, o pão escuro apresenta maiores benefícios para a saúde, dado que a farinha é menos processada(refinada), retendo por isso mais nutrientes.


Quanto ao pão integral, tem a mesma quantidade de calorias do que o pão branco, mas tem a vantagem de ser rico em fibras, o que garante a saciedade por mais tempo.

Adaptado de Dica da Semana,

a 28 de Janeiro de 2010.

0 comentários:

Enviar um comentário