Luta contra a Obesidade

Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes -Olhão #Área de Projecto - 2009/2010





Maior estudo sobre
excesso de peso mostra que
quase 30% dos mais novos
têm peso a mais.



Três em cada dez crianças entre os dois e os cincos anos têm excesso de peso e 12,5% são Obesas.

A conclusão é de um estudo apresentado ontem (dia 19 de Novembro de 2009) pelo Observatório Nacional da Obesidade e do Controlo do Peso (ONOCOP), no fórum nacional organizado sobre o tema. É o primeiro levantamento com dimensão nacional e avaliou cerca de 5 mil crianças e adolescentes de norte a sul do país.

Até aos cinco anos, a prevelência de obesidade e excesso de peso é maior nas raparigas (17,3% contra 15,6%) e tem uma dimensão ligeiramente mais elevada no Norte do país. No entanto, já na adolescência, os números são comuns a todo o território. 28% dos jovens até aos 15 anos estão em situação de pré-obesidade e 11,3% são obesos. É aos 11 anos que os números são mais significativos, com 18,1% dos rapazes afectados por esta doença e 12,3% das raparigas.

Este levantamento foi feito a partir de entrevistas e avaliações nos centros de saúde do país. Uma equipa de técnicos mediu o peso, a altura e os perímetros da cintura e ancas, mas consuziu também uma série de entrevistas sobre os hábitos de vida saudáveis, sedentarismo e alimentação dos inquiridos. Os resultados vão agora servir para tomar medidas para combater aquela que já é considerada uma epidemia silenciosa. E servirão para outros estudos comparativos com os outros países.

Os dados mostram que a prevalência da obesidade está em crescimento acentuado nos últimos anos em Portugal. A ONOCOP refere que a tendência vai manter-se, com custos graves de saúde pública: se os problemas de obesidade começam com crianças cada vez mais novas, os adultos do futuro terão mais problemas de excesso de peso.

A Obesidade é referida como factor de risco para doenças tão diferentes como a diabetes, os AVC, alguns tipos de cancro ou mesmo a gripe A.

Os números portugueses põem o país no grupo dos estados europeus com mais crianças obesas. Há quase uma criança com excesso de peso em cada três, quando a média europeia é de uma em cada cinco.







Adaptado de R.A.
in Jornal i, 20 de Novembro de 2009.

2 comentários:

Olá, somos um grupo de area de projecto do 12ano e estamos a realizar um trabalho na area da medicina alternativa.

Visitamos vosso blogue e reparamos que tambem
e um blogue de area de projecto e por isso decidimos comentar, também para divulgarmos o concurso de fotografia que estamos a realizar sobre os diversos temas da medicina alternativa.
Achamos o vosso projecto bastante interessante :)
Para saberem mais visitem: fotografaterapias.blogspot.com ou doutorasembata.blogspot.com e verão como poderão partipar se quiserem , é facil , divertido e alem de nos ajudarem poderão ganhar um prémio.

Vamos ficar à espera que aceitem o nosso desafio.
Não se irão arrepender :)
Beijinhos


Doutoras sem Bata .

O espírito natalício ainda não chegou ao obesidade?

Enviar um comentário