




Como anunciado anteriormente, o grupo tem como objectivo neste 2º período a elaboração de um rastreio de IMC, glicemia e pressão arterial, à comunidade escolar
A presença de um grupo com objectivo de realizar um rastreio sobre o tema "Saúde Oral", levou os dois grupos a formar uma parceria na realização do rastreio.
Deste modo, o rastreio será dividido em duas partes, sendo uma delas destinada ao projecto "Luta contra a Obesidade" e a outra destinada ao projecto "Saúde Oral".
Feita a análise à planificação estabelecida pelos grupos, adiantamos que o rastreio deverá realizar-se no dia 19 de Fevereiro, entre as 10h00 e as 13h30 e que serão testados cerca de 50 alunos.
Como anunciado anteriormente, um dos objectivos estabelecidos pelo grupo para este 2º periodo seria a realização de uma actividade de alimentação saudável no refeitório da escola.
A distribuição da Obesidade pelos diferentes países do mundo não é uniforme. Sendo os Estados Unidos o pais com maior percentagem de Obesos (31%).
De tal forma que após estudos concluiu-se que:
Cerca de 50 mil milhões de dólares (34 mil milhões de euros) são anualmente gastos em cuidados directos das complicações relacionadas com a Obesidade e outros 30 mil milhões (20 mil milhões de euros) são gastos em produtos e programas para perder peso.
Este somatório representa cerca de 5% dos custos médicos totais nos Estados Unidos. Para além do custo do tratamento das situações médicas que acompanham este problemas, as pessoas com este problema são menos produtivos e estão mais vulneráveis à incapacidade.
Assim, estratégias orientadas para a redução da carga da Obesidade provavelmente terão um impacto importante no sistema de cuidados de saúde e na sociedade em geral.
Deste modo, a Obesidade é sem duvida um dos problemas mais graves da nossa sociedade.
Bibliografia:
www.obesidadegrave.com